A análise de dados para negócios não é um assunto novo. Cada vez mais empresas vêm utilizando ferramentas como o Business Intelligence e Big Data para se organizar, analisar seu desempenho e pautar as decisões. Esta tecnologia atua como facilitador e entrega os dados essenciais para potencializar o desempenho de cada empresa.

Essa análise pode ser feita em diversas áreas do negócio e, de forma geral, traz muitos benefícios para a empresa e para o cliente, melhorando tanto o processo operacional, como a experiência de quem consome o produto ou serviço. Neste post você vai saber como a análise de dados pode beneficiar seu negócio. Confira:

Eficaz em qualquer negócio

A análise de dados é adequada para negócios de qualquer tamanho, desde as microempresas às multinacionais podem extrair informações relevantes com poder de potencializar seu desempenho. Também é útil para as diversas áreas de uma empresa, podendo auxiliar na tomada de decisões estratégicas efetivas desde o administrativo até os setores operacionais.

Impacto real nos lucros

A detecção de problemas que podem vir a acontecer é uma das vantagens da análise de dados. Dessa forma, é possível se antecipar na resolução ou até evitar que aconteça, o que reduz prejuízos e possíveis insatisfações de clientes. Evita perdas e transtornos.

Atua também na redução de erros, tanto de funcionários, quanto de máquinas. Pode auxiliar também na otimização do tempo para o desempenho de determinados serviços e agrega confiabilidade aos mesmos, além de ajudar a diminuir desperdícios e subaproveitamentos.

Destaque no mercado

Outra vantagem da análise de dados é o conhecimento que ela proporciona do mercado no qual um negócio está inserido, contribuindo assim para um posicionamento mais eficaz e o desenvolvimento de um planejamento estratégico adequado.

Também é uma boa maneira de avaliar e modificar ou aprimorar o modelo de negócios, analisar a concorrência, prever movimentos de mercado para reagir com mais agilidade, mapear mercados promissores e definir metas precisas, mas realistas.

Melhora no atendimento aos clientes

O levantamento de informações úteis e a definição de perfis de clientes fica muito mais fácil e precisa quando feita por meio da análise dos dados. Dessa forma, é possível desenvolver produtos adequados às necessidades do seu público. Além disso, ideal para avaliar ações de maneira mais consistente, possibilitando a visualização facilitada de deficiências e erros no atendimento ou no desenvolvimento do trabalho.

Em resumo, a análise de dados utiliza seus dados para entregar informação útil sobre seu negócio e te ajudar a melhorá-lo cada vez mais, com planejamento e é amparada por informações reais e consistentes. Como você viu, é possível utilizar essa tecnologia de muitas formas diferentes. Para saber mais sobre como nossas soluções podem atender às suas necessidades, conhecer mais possibilidades e extrair o melhor dos seus dados, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *