A formatação condicional em gráficos de barra no Power BI é um dos recursos mais desejados entre os clientes da QDois. No entanto, ele ainda não está disponível nas opções de formatação de visual. Neste post, vamos ensinar uma alternativa que estamos implementando para atendê-los.

A Solução

Vamos simular uma situação onde existe uma meta de vendas, que deverá ser exibida em uma cor, caso a meta seja atingida, e outra cor, caso não seja. Para isso, criaremos uma medida para definir o valor de meta e outras duas medidas com funções condicionais IF. Se o valor retornado atender à condição, ele vai retornar o valor a ser exibido no gráfico, caso contrário ele retornará 0 e a barra não será exibida.

Neste exemplo utilizamos a base de dados de treino da Microsoft Adventure Works DW, é possível baixa-la aqui.

Medidas

Nesta simulação, o valor definido para a meta é 7000 vendas para cada país. Caso a condição não seja atingida o valor retornado será 0, com isso, a coluna correspondente no gráfico será oculta e este espaço vazio será preenchido através da condicional definida na segunda medida.

Quantidade de vendas:

Quantidade Vendas = COUNTROWS(FactInternetSales)

Meta de Venda:

Meta de Venda = 7000

Vendas maior que meta:

Qtd Vendas maior que a meta = IF([Quantidade Vendas] > [Meta de Venda];[Quantidade Vendas];0)

Vendas menor que meta:

Qtd Vendas menor que a meta = IF([Quantidade Vendas] > [Meta de Venda];0;[Quantidade Vendas])

Criação do gráfico

Na criação dos gráficos, as medidas devem ser inseridas no campo “Valor” das propriedades da visualização. Isso vai fazer com que as barras sejam exibidas de acordo com o retorno da função.

Escolha das cores

Na guia de formatação do gráfico, no campo “cores dos dados”, as duas medidas estão disponíveis para escolha das cores desejadas. No nosso exemplo escolhemos a cor azul, para as vendas acima da meta e cor vermelha, para fora da meta.

Resultado final

Nosso gráfico com formatação condicional ficou dessa forma: os países que venderam mais de 7000 unidades são exibidos em azul e abaixo de 7000 são exibidos em vermelho.

Agora que você já sabe como fazer a formatação condicional em gráficos de barra no Power BI, compartilhe este post para que mais pessoas também aprendam! Para saber mais sobre nossas soluções em Power BI, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *