As possibilidades de usos da IA nos negócios são muitas. Ela pode ser usada em empresas de todos os tipos e das mais diversas formas, contribuindo para a diminuição de prejuízos, e consequentemente, potencialização de lucros. Além disso, a tecnologia também pode ser usada para tornar a experiência do cliente mais agradável.

Pensando nisso, o Instagram usa a Inteligência Artificial para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Por isso, fizemos este post para te contar como a rede social tem usado a tecnologia de maneira favorável:

Combate ao bullying

O recurso implementado mais recentemente no aplicativo utiliza, tanto inteligência artificial, quanto machine learning para detectar fotos e comentários contendo conteúdos abusivos ou agressivos aos usuários.

Neste caso, o aprendizado de máquina atua com base nas palavras denunciadas pelos usuários, identificando esses comentários e fotos. Posteriormente, eles são enviados para uma equipe de pessoas que avalia se aquele conteúdo deve ou não ser excluído da rede.

Acessibilidade para deficientes visuais

A plataforma também utiliza a inteligência artificial para criar descrições de texto, as “alt tags”, para imagens postadas pelos usuários. Dessa forma, os leitores de elementos da tela poderão descrever adequadamente essas imagens, possibilitando o consumo do conteúdo por pessoas com deficiências visuais. 

O usuário também pode criar a descrição manualmente ou contar com uma ajudinha do programa. Isso porque a AI é utilizada para fazer o reconhecimento dos objetos das fotos e gerar uma sugestão de descrição. Assim, os usuários podem utilizá-la como base e elaborar descrições mais detalhadas de seus conteúdos.

Filtros nos stories

Cada vez mais populares na plataforma, os filtros personalizados são criados utilizando realidade aumentada e inteligência artificial. Neste caso, a tecnologia atua para reconhecer a face das pessoas que estão na frente da câmera e sobrepondo os efeitos visuais. Assim, os filtros encaixam-se perfeitamente no rosto de quem está utilizando e movimentam-se junto com o usuário.

#10YearsChallenge

Pouco tempo atrás este desafio mobilizou milhares de usuários do Instagram, que postaram fotos atuais e fotos de dez anos atrás lado a lado. Muito se falou, posteriormente à onda de posts, sobre a possibilidade de uso das fotos para a melhoria de sistemas de reconhecimento facial utilizando inteligência artificial. Nada foi confirmado, mas é possível que essas fotos sejam usadas no aprendizado de máquinas.

Os avanços tecnológicos têm fornecido muitas ferramentas que podem ser usadas para melhorar os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. No campo da inteligência artificial, por exemplo, as possibilidades são muitas e podem se adaptar a cada tipo de negócio. Para saber como nossas soluções podem te ajudar a solucionar problemas ou melhorar a experiência de seus clientes, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *