Esta semana, vamos correr atrás dos últimos meses (que não conseguimos publicar as novidades do Power BI). Faremos 3 posts falando sobre as atualizações do Power BI nos meses de abril, maio e junho. No post “Power BI – Atulização de Abril” (primeiro da nossa trilogia! rs) , vamos explicar as novidades e mostrar como vocês podem utilizá-las.

Explorador Q&A

O Q&A do Power BI Service é uma funcionalidade que permite que o usuário faça uma pergunta em linguagem natural e o produto entregue uma resposta em gráficos/tabelas/matrizes baseada na base dedados relevante.

Na atualização de abril, a Microsoft criou uma forma de usar o Q&A no Power BI desktop, onde é possível gerenciar uma ou mais perguntas. Esta funcionalidade é o Explorador Q&A.

Antes de qualquer coisa, para usar essa funcionalidade, precisamos habilita-lá no Powe BI Desktop. Para isso navegue para “options and settings” -> “Options” e depois clique em “preview features”, como mostram os prints a seguir, e marque Q&A:

    

Uma vez habilitada, estamos prontos para utilizar o Q&A.

A seguir vamos demonstrar como funciona essa nova funcionalidade:

  1. O explorador Q&A foi criado para que, no Power BI Desktop, pudéssemos utilizar botões ou imagens para fazer perguntas em linguagem natural, gravá-las e posteriormente recuperar as respostas.
  • Clique em Buttons e selecione a opção Q&A para criar o box no report.
    Em seguida, clique no botão criado. No menu lateral VISUALIZATIONS expanda o item Action e certifique-se de que o Type é Q&A.

  • Em cima do botão criado, segure CTRL e clique com o botão esquerdo do mouse para abrir a janela do Q&A.

  • Digite uma pergunta no box Ask a question about your data. Note que em seguida, o Power BI apresentará a resposta utilizando um gráfico/tabela/matriz.

OBS: Para não digitar as mesmas perguntas diversas vezes, nesta mesma tela temos o botão “Save and Close”. Sempre que entrarmos nela, todas as perguntas que foram salvas estarão disponíveis. Caso queira apagar perguntas salvas, use o X que fica ao lado da pergunta.

  1. É possível, também, retornar um report inteiro utilizando essa mesma funcionalidade.
  • Para isso, escolha a página que gostaria de exibir no Q&A e clique na parte branca do relatório. No menu lateral FORMAT expanda Page Information, habilite o Q&A e crie apelidos (caso sejam dois ou mais, os separe por vírgulas) para que o Explorador do Q&A possa reconhecê-los posteriormente.

  • Abra novamente a tela do Explorador de Q&A, e tente digitar qualquer dos apelidos que você criou anteriormente. Serão exibidos todos os gráficos/tabelas/matrizes que existem no relatório escolhido.

Ao publicar esse PBIX no Power BI Service, continuamos tendo acesso ao Q&A Explorer na parte de relatório. Não teremos permissões, porém, de inserir, apagar ou modificar as perguntas, pois foram criadas no Power BI Desktop.

Botões que disparam ações

Essa novidade é considerada por mim, uma das mais interessantes.
Para deixar iterativo e com cara de programa, a Microsoft disponibilizou a funcionalidade BUTTONS que são utilizados para gerar interação no Power BI.

É possível através desses botões, voltar para uma outra página, resetar um report ou até mesmo utilizar o explorador Q&A(tema do início deste post).

O print abaixo mostra todas as opções de botões disponíveis. A última opção, chamada Blank/Branco, é utilizada para criar um botão um botão em branco para ser customizado.

Vamos, na prática, entender como esses botões funcionam:

1. Neste cenário, temos duas páginas sendo a primeira com apenas um botão Q&A e a segunda contendo dois gráficos. O primeiro gráfico mostra as vendas atuais por pessoa e o segundo as vendas atuais por cidade.

  • Iniciando na segunda página, criei um botão com uma seta para esquerda, no canto superior direito, que possibilita, por padrão, voltarmos para a página 1.

Para que isso funcione, clique no botão, em seguida vá no menu lateral Visualizations e expanda Action. Certifique-se de que o Type do botão esteja como back. Em cima do botão, segure CTRL e aperte o botão esquerdo do mouse para voltar para a página 1.

  • Note que após seguirmos todo o processo anterior, o botão retornou para a primeira página criada.

  1. O comportamento dos botões, como dito anteriormente é customizável. Por exemplo, é possível que ao se passar o mouse sobre um botão, ele aumente de tamanho ou mude de cor. Vamos a um passo a passo de demonstração de um exemplo de utilização dessa funcionalidade. Vamos utilizar o mesmo arquivo do exemplo anterior.
  • Va à página 2, no menu lateral visualizations expanda Icon, selecione a opção On Hover, modifique a Line Color para roxo e o Weight para 2.

Notem no print a seguir que, após as alterações feitas no passo anterior, o botão têm suas características alteradas quando o mouse está sobre ele. 

Estilos de linha de gráfico combinado

Anteriormente, somente era possível escolher o tipo de linha a ser utilizada (por exemplo: pontilhada ou sólida) no gráfico tipo linha. No gráfico do tipo linhas e colunas, só era possível utilizar linhas sólidas.

Com essa atualização, o Power BI trouxe esse método de formatação também para o gráfico de linhas e colunas.

Gráfico original

  1. Para modificar o tipo de linha padrão do gráfico:
  • Acesse o menu lateral de formatação do gráfico, expanda Shapes e clique em Line Style. Dentre as 3 opções, para este exemplo, escolha Solid como padrão das linhas de valores.

  • Agora, modifique o tipo da linha da coluna Sales Quota, para Dashed.
    Para isso, ainda no menu lateral Shapes, habilite a opção Em seguida, na opção Line Style, selecione “Dashed”.

  • O print abaixo, mostra o quão melhor se torna a visualização das informações ao se utilizar linhas distintas para informações diferentes.

  1. Podemos modificar a legenda dos ícones de cada dado representado no gráfico.
    Note que, no exemplo anterior, tínhamos 3 valores e eles eram representados por bolinhas. Uma amarela e duas pretas. Nesta etapa, vamos modificar esses ícones para uma bolinha e 2 tipo de traços na legenda.
  • Para isso, clique no gráfico, vá em Formatar, expanda Legend e, em Style, selecione Line and Markers.
    Note que depois de modificado a representação da legenda ficou mais intuitiva.

Estas foram as atualizações de abril. Nos próximos posts, vamos abordar as funcionalidades adicionadas em maio e junho. Caso vocês precisem de auxílio na utilização ou na implantação do Power BI onde trabalham, entrem em contato conosco!

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