Seja mais competitivo extraindo informações de onde a sua concorrência não ousa.

Big Data & Advanced Analytics

Podemos definir Big Data como um conceito para se referir a um grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo. Apesar de ser algo muito falado na atualidade, dando ideia de novidade, mesmo antes de existir qualquer meio digital e/ou tecnologias computacionais, os dados já eram gerados em larga escala. A diferença é que atualmente esse volume tem crescido exponencialmente principalmente devido a quantidade de fontes disponíveis como TVs, celulares e as mídias sociais.

O conceito de Big Data contempla 5 V’s, sendo eles:

  • Volume
  • Variedade
  • Velocidade
  • Veracidade
  • Valor

Em resumo podemos dizer que consiste na geração de um grande volume de informações úteis e fidedignas de várias fontes de dados de forma ágil.

O Big Data Analytics é a realização dos cruzamentos da massa de dados obtidas através de ferramentas de alto desempenho, permitindo a geração de resultados para uma precisa tomada de decisão. Como principais fontes de matérias-primas para essas análises podemos citar os conteúdos de mídias sociais, arquivos de logs de servidores, pesquisas de satisfação, textos de e-mails de consumidores de uma empresa específica, revisões de produtos em sites de compras, base de dados de empresas de cartões de crédito, entre outras.