A Zetrasoft, uma das maiores fintechs brasileiras, buscava uma reestruturação de seu sistema de Business Intelligence, com o intuito de trazer informações mais relevantes e uma maior agilidade para o seu processo de BI. Um dos maiores desafios desta demanda era conseguir processar a grande quantidade de dados gerada pelos servidores do eConsig (plataforma de benefícios consignados da Zetra), que por sua vez, estão espalhados por todo território nacional. Além disso, em uma segunda fase do projeto, a Zetra procurava conseguir entregar parte dessa informação processada pelo BI em um formato de produto para os seus parceiros de negócio.

Em parceria com a MLSoft, foi definida a criação de um novo Data Warehouse para os dados da Zetra. Desta forma, o projeto se iniciou pelo desenvolvimento de um novo processo de ETL para a empresa, capaz de extrair e processar os dados oriundos de diversos servidores espalhados geograficamente, fazer a limpeza e padronização destes dados e estrutura-los de forma relevante para o negócio da Zetra. Por último, ainda nesta primeira fase, foram criados diversos relatórios direcionados para que cada equipe da Zetra tivesse acesso à informação necessária para seu trabalho com facilidade.

Após a construção do DW e relatórios internos, o foco se tornou conseguir ofertar a informação para seus parceiros e clientes. Desta forma, foi desenvolvimento uma aplicação web capaz de receber usuários externos à empresa e filtrar exatamente a informação que cada um pode ver, de forma a manter a segurança dos dados sensíveis da Zetra. Essa aplicação possui a capacidade de ter seus relatórios personalizados para cada cliente com facilidade e ser escalável a medida que mais e mais usuários ganhem acesso ao sistema.

Em resumo, os tópicos e ferramentas mais importantes do projeto foram:

  • Criar um novo processo de ETL (Pentaho Data Integration)
  • Criar um novo Data Warehouse (MySQL)
  • Criar relatórios para as equipes internas (Power BI PRO)
  • Criar uma aplicação BI externa (ASP.NET Core MVC + LINUX + Power BI Embedded)
  • Treinar a equipe para sustentar a solução (Treinamento oficial de Power BI)